Sampaio's Art é um blog sobre artesanatos e entretenimento, que eu criei para dar suporte ao canal no Youtube. Sinta-se a vontade para enviar sua dúvida e/ou seu comentário.

Quando fizer algum dos artesanatos que eu ensino poste foto na pagina no facebook ou publique em alguma rede social com a hashtag #SampaiosArt.

Para contato me envie um e-mail para
contatosampaiosart@gmail.com Obrigado pela visita.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Feltro e Suas Utilidades

Olá,
Para quem acompanha as atividades do canal, seja via Youtube, Facebook, Twitter ou até mesmo Instagram deve ter percebido o quanto eu gostei de trabalhar com feltro, afinal tenho feito várias coisas com este material, que conquistou meu jeito de fazer artesanato. Por isso pesquisei sobre, e tentarei aqui criar uma pequena resenha sobre o que é, utilidades e afins. Não deixe de comentar a sua experiência com o feltro, e o que achou do texto.

1 O Feltro
Existe dois tipos de feltro, o natural feito com pelos de ovelhas e os sintéticos agregados por um processo chamado calandragem. Este tipo de produto também é conhecido como Tecido Não Tecido (TNT) pois não é constituído por fios entrelaçados e sim por uma massa de fibras compacta, a calandra. 
Figura 01
Fonte: http://casavogue.globo.com/
Os primeiros registros arqueológicos da fabricação do feltro se deu na Ásia (Mongália e Turquia) que era utilizado na fabricação de mantas, tapetes, roupas e até tendas nômades como mostrado na Figura 01. As vantagens do feltro como material fazem dele um material muito útil até hoje e os feltros sintéticos além de assemelharem muito aos pelos de animais como antigamente, são usados por várias indústrias, além de poderem ser encontrados de diversas cores como na Figura 02e até estampas, que é uma grande vantagem, a variedade de espessura aliada a facilidade de manuseio e os bons preços servem de base para os demais tipos de artesanatos. 

Figura 02
Fonte: http://atelier1001coisas.com/

2 Utilização
O feltro pode ser utilizado não só para artesanato como estamos acostumados a ver, eles também podem ser encontrados nas industrias utilizados como mantas, seja para isolante térmicos ou acústicos, em móveis como protetores de piso, carpetes e tudo mais. No artesanato encontramos em camisas, aplicação de flores, chaveiros, enfeites de natal, e tudo mais que a criatividade permitir, por ter uma boa aceitação na hora da venda quem experimenta não larga mais, que no meu caso foi assim mesmo, após o meu primeiro trabalho eu não paro mais, a criatividade flui.

3 Como Cortar
Exitem máquinas que fazem o corte do feltro, mas essas máquinas são caras, uma boa opção na hora do corte e ter uma tesoura bem afiada, pois a delicadeza do corte dará um melhor acabamento a sua peça. Para auxiliar o corte podemos utilizar moldes para fazer o contorno da área desejada, aqui no canal eu já ensinei a Como Fazer Molde de Acetato e a Como Fazer Molde Utilizando Radiografia Velha se adaptarmos esses moldes com auxilio de uma caneta permanente você consegue marcar bem a área desejada e mesmo assim se não tiver o molde de acetato ou o molde de radiografia, pode ser utilizado papel cartão, papelão para recortar com precisão a sua peça de feltro.

4 Para Colar
Na grande maioria utilizamos cola quente para trabalhos com feltro, porem a cola quente deve ser utilizada com cuidado e precaução pois excessos de cola podem aparecer quando pressionamos o feltro um no outro para garantir que cole. Uma boa alternativa para a cola quente é a cola de silicone liquida que serve para diversos tipos de materiais, o tempo de secagem é um pouco maior que o da cola quente e o resultado é o mesmo. Nos meus trabalhos eu utilizei a cola de silicone liquido e obtive ótimos resultados, inclusive na aplicação em tecidos como no caso da camisa estampada com feltro. Evite as colas que são a base de água, pois alem de demorar a secar as peças correm o risco de soltar com facilidade.

5 Para Costurar
Outra maneira de trabalhar com o feltro e costura-lo, para isso pode-se utilizar meadas de ponto cruz que também são encontradas nas mesmas cores do feltro ou linhas de crochê fina, as agulhas por preferência são as de costura comum por serem de pontas bem finas furam com facilidade o feltro. Por isso pesquisei aqui na internet uma maneira de casear o feltro bem fácil, você pode conferir clicando link Como Fazer Ponto Caseado

6 Enchimento
O enchimento mais indicado é o de fibra de silicone, por ser bem macio as peças de feltro também ficam macias e caso as peças sejam caseadas o enchimento de silicone adere no interior da peça e não sai. Para facilitar o enchimento utilize um lápis ou um palito para encher a peça do feltro para então poder fechar com a cola ou com o caseado.

7 Pintura e Aplicações
Em alguns trabalhos realizados com feltro podemos ver pinturas e aplicações sobre eles. Para pintura você vai precisar de tinta de tecido na cor desejada, uma caneta permanente, pincel bem fino, um aparelho de barbear (gilete). Com a gilete você vai raspar a área deseja bem de leve, para remover a pelugem do feltro, mas com cuidado, após ter feito isso utilize a caneta permanente para fazer os contornos e então pintar com tinta de tecido. As aplicações podemos ver pedras, strass, olhos para confecção bichos e personagens, para isso basta utilizar a cola de silicone ou outras colas rápidas.

8 Trabalhos realizados 
Alguns dos trabalhos que eu já realizei com feltro: Estampa de camisa Figura 03, Máscara de Olhos Figura 04, Enfeites de Natal Figura 05
Figura 03
Figura 04
Figura 05

9 Conclusão
O trabalho com feltro tem se mostrado bastante versátil, e o seu baixo custo facilita muito o artesão que produz peças artesanais para comercializa-la. As técnicas empregadas no manuseio são bem fácies, com poucos recursos você consegue ter excelente peças de decoração e vestimenta, basta dar assas a sua imaginação que a sua criatividade aflora.

10 Referências
João Gonçalves. Feltro Desde Sempre na Moda. Disponível em: <http://eco123.info/portugal/entrevistas/feltro-desde-sempre-na-moda/>. Acessado em: 02 de dezembro de 2015.

Feltro: Histórias e Utilidades. Disponível em: <http://www.artesanato.net/contents.asp?id=15>. Acessado em: 03 de dezembro de 2015.

Simone Fonseca de Sousa Prudêncio. Manual Para Iniciantes na Arte com Feltro. Disponível em: <http://mimo-artes.blogspot.com.br/2014/03/manual-para-iniciantes-na-arte-com.html> Acessado em: 03 de dezembro de 2015.

Adriano Ponte. Saiba Mais Sobre o Feltro e Como Pode Ser Utilizado no Artesanato. Disponível em: <http://www.comofazeremcasa.net/saiba-tudo-sobre-feltro-e-como-ele-pode-ser-utilizado-no-artesanato/> Acessado em: 04 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário :

Postar um comentário